Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de abril de 2010

CSFA 8ª Serie - Revolução Russa (resumo)

Um comentário:

  1. Desde o século XVI até a revolução de 1917, a Rússia foi uma monarquia absolutista.O rei, chamado czar, tinha todo o apoio da Igreja Ortodoxa Russa e da nobresa proprietária de terras.Bastava a palavra de czar para modificar as leis e as instituições.A partir da metade do século XIX, o czar Alexandre II deu início a um programa de reformas, procurando transformar a Rússia em uma nação moderna e industrial.

    No início do século XX, as cidades de São Petersburgo e Moscou eram as cidades mais industrializadas da Rússia.Nas fábricas, os operários trabalhavam até 16 horas diarias e tinham baixos salários e risco de acidentes.

    Num domingo de Janeiro de 1905, operários em greve e suas famílias dirigiram-se ao palácio de czar, em São Petersburgo, com um abaixo-assinado reivindicando direito de greve, melhores condições de vida e a convocação de uma Assembléia Constituinte.A manifestação foi fortemente reprimida pela guarda imperial, resultando na morte de centenas de manifestantes. Esse dia ficou conhecido como Domingo Sangrento.

    O objetivo principal do czar ao lançar a Rússia na Primeira Guerra era dominar o acesso do Mar Negro ao Mar Mediterrâneo e afastar a influencia do império Austro-Húngaro na Península Balcânica.

    A crise social e política da Rússia no início do seculo XX levou o principal partido de oposição ao czar, o Partido Social-Democrata Russo, a se dividir em dois grupos.Os bolcheviques (maioria), liderado por Vladimir Lênin e inspirados nas idéias de Marx e Engels e os mencheviques (minoria) que eram liderados por Plekhanov e Martov.

    ResponderExcluir